PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Rádio AM mais antiga do Vale do Piancó conta os dias para migrar para FM e será uma das mais potentes da região.

 
Com o decreto da presidente Dilma Rousseff, que permite às emissoras de rádio que operam na faixa AM migrarem para a faixa FM, a rádio AM pioneira do Vale do Piancó, já se prepara para migrar e operar com 8kw de potência, se consagrando uma das mais potentes da região.

De acordo com o radialista George Luis, considerado também, um dos radialistas mais experientes da região, a Rádio Educadora de Conceição AM, prepara as últimas documentações juntos aos órgãos competentes para migrar para a faixa FM.

A Educadora está adquirindo um transmissor com 8kw de potência, e com isso irá se consagrar uma das mais potentes de toda a região, além de operar também no Cariri cearense e no Sertão pernambucano.

A medida atende a demanda antiga do setor de rádio, principalmente de emissoras do interior, e vai permitir melhoria da qualidade no seu sinal.
“Estamos aguardando os estudos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que virá fazer estudos para avaliar a viabilidade da transferência”, disse George.

Mudanças técnicas

Para migrar à faixa FM, as rádios AM vão ter que trocar seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares. O investimento médio previsto é de cerca de R$ 85 mil para cada emissora.
A troca dos equipamentos é necessária porque as rádios AM funcionam em uma frequência de 525 KHz, no início do espectro, enquanto as rádios FM operam em 88 MHz. As ondas de rádio emitidas pelos transmissores AM são consideradas de tamanho médio, com alcance maior que os de FM, que têm ondas curtas. Portanto, a diferença técnica entre uma e outra está na propagação dessas ondas.

Frequências como as da rádio AM estão mais sujeitas a sofrerem interferência de equipamentos e sons, como eletrodomésticos, fábricas, linhas de transmissão e até o barulho produzido por veículos. Por isso o sinal dessas emissoras tem uma qualidade inferior à das FM.

 Fonte: DiamanteOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário