PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

sábado, 4 de janeiro de 2014

Empresário oferece Café da Manhã à Imprensa Regional para mostrar como funciona um Aterro Sanitário


O empresário e advogado Antonio Remígio da Silva Júnior, que por sinal está aniversariando hoje (03), sexta-feira, convidou a imprensa regional para um saboroso "Café da Manhã" na empresa EMLURPE (EMPRESA DE LIMPEZA URBANA E ENGENHARIA), localizada na comunidade Saboeiro, no Município de Piancó. Lá estiveram todos os representantes de blogs, sites, portais enfim, toda a imprensa virtual, radiofônica e impressa, para ouvir do responsável pelo projeto, como funciona o chamado Aterro Sanitário, que na verdade, é mais uma espécie de Usina de Reciclagem de Lixo. De acordo com o slide apresentado logo após o café, o trabalho executado naquele local - com investimento até agora de R$ 1.500 mi, a infraestrutura empreendida no local atende todos os requisitos da SUDEMA e demais órgãos ligados ao assunto.

Montagem criada Bloggif

Imagens da visita ao Aterro Sanitário da EMLURPE em Piancó (Créditos: Antonio Cabral)
O empreendimento conta hoje com três prefeituras: Aguiar, Pedra Branca e Curral Velho.

No local existe a ATREX (Associação de Limpeza e Reciclagem de Lixo), com 10 (dez) membros trabalhando diuturnamente na seleção dos produtos, separando-os de acordo com seu fim específico.

A empresa conta com vários veículos para o transporte do lixo, e tem um caminhão coletor com capacidade de 8 (oito) toneladas.

Punição
Quem não respeitar a Política Nacional de Resíduos Sólidos ficará sujeito às regras previstas pela Lei 9.605/98, que dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de atividades lesivas ao meio ambiente. As punições podem ser prestação de serviço comunitário, pagamento de multa e até detenção, dependendo da gravidade da infração.

Há uma meta na Lei, um prazo para que os lixões sejam eliminados, que é Agosto de 2014. O Governo Federal tem se esforçado para cumprir sua parte, mas isso também depende muito dos municípios. Aí vai ter que ser feita uma ação importante para a implantação dos aterros, fazer a inclusão dos catadores nesses locais, retirando-os dos lixões. É uma meta difícil, mas não impossível de ser batida. Em 2000, 35% dos resíduos gerados acabavam em aterros. Em 2008, este índice saltou para 58%. Houve uma redução significativa dos resíduos que iam para os lixões e um aumento dos que vão para aterros controlados – isso em um período que não tinha tantos investimentos do Estado, e tampouco lei específica, o que nos deixa otimistas.


OBlogdePianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário