PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Apesar das últimas estiagens, Aguiar mantém destaque na produção leiteira


As últimas estiagens, especialmente a de 2012, reduziu o rebanho bovino de Aguiar em torno de 40%, segundo estimativa do secretário de Agricultura do município, José Bonifácio (foto), e, apesar dessa queda e das dificuldades dos produtores de manter o gado que ficou, o município continua sendo um dos destaques regionais na produção de leite.

Conforme Bonifácio, são produzidos 3 mil litros diários. Esse leite é exportado para uma fábrica em Sousa e para uma associação em Piancó. “Aguiar sempre teve uma tradição na pecuária leiteira, mas a produção aumentou ainda mais depois que nós conseguimos essas parcerias que possibilitaram mercado para o leite, o que foi um incentivo para os produtores”, comentou o secretário, ao informar que cada litro de leite é vendido a 1 real e 10 centavos.


A Prefeitura, através da pasta da Agricultura, tem apoiado os produtores leiteiros como meio de aumentar a produção e a renda no município. O auxílio técnico nas campanhas de vacinação e na geração de pasto são algumas dessas ações. Agora mesmo, por exemplo, o poder público municipal iniciou o corte de terras para o plantio de várias culturas, entre as quais o sorgo, utilizado na alimentação animal.

folhadovali

Nenhum comentário:

Postar um comentário