PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aterro Sanitário de Piancó recebe visita de estudantes piancoense

O aterro sanitário de Piancó recebeu nesta recentemente a visita de 60 alunos do primeiro ano do Ensino Inovador Mais Educação do Colégio Estadual Beatriz Loureiro Lopes, da cidade de Piancó. Professores e Alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Aterro Sanitário, localizado no Sítio Saboeiro. O desenvolvimento da atividade pedagógica contou com a participação dos  professores Lenildo , Gisele,Mirilande, Pedro José.

A visita foi acompanhada pela Professora autora do projeto Cristina Remígio , que ressaltou a importância de ensinar as novas gerações sobre a destinação dos resíduos e como o descarte incorreto compromete o meio ambiente. “O fato do aterro de nossa cidade ter sido escolhido para a visita, é um reconhecimento ao trabalho de gestão realizado no aterro, que serve como referência para o aprendizado desses  adolescentes”, disse Cristina.

Os alunos foram recepcionados e orientados pelo Dr. Remigio Júnior proprietário do Aterro Sanitário. Ele explicou todo o funcionamento e o histórico do aterro, desde a coleta dos resíduos nos cinco  municípios do Vale do Piancó, entre eles Aguiar, Igaracy, Pedra Branca, Curral Velho, Itaporanga e Piancó, até o tratamento dos resíduos sólidos e todos os seus processos afins. O aterro possui células para evitar maiores problemas ao meio ambiente.


A visita complementa as atividades teóricas realizadas em sala de aula, com o objetivo de conhecer todo o processo e também de conscientização sobre a problemática do meio ambiente. "Ficamos muito contentes em poder proporcionar essa oportunidade tão importante em termos de educação e cidadania. Colocamo-nos à disposição de todas as escolas que desejam realizar essa visita, sobretudo as piancoense", frisou Remígio Junior. Ele lembrou ainda que as condições do aterro foram um dos itens avaliados por entidades fiscalizadoras, em que Piancó fica entre os melhores do Estado.

De acordo com a avaliação do aluno Damião Carlos, a visita “foi uma oportunidade única de conhecermos para onde e de que forma os resíduos sólidos são depositados”. O aluno Graciano Neto também aprovou a atividade. “Estivemos perto de uma realidade que a maioria dos alunos não conhece, o que é extremamente importante para evitarmos acidentes ambientais”, disse.

De acordo com a professora Cristina Remígio, os adolescentes  tiveram a oportunidade de conhecer o destino final do lixo de suas casas e saber como funciona um aterro sanitário. Também aprenderam sobre o processo de decomposição dos tipos de materiais.
"Os cuidados com a natureza devem partir do cidadão comum e se tornar parte da cultura da sociedade. As nossas crianças são o futuro do planeta. Por isso, se faz necessária uma boa estrutura educacional voltada para o meio ambiente e que trabalhe desde já as conseqüências de nossas ações diárias e a importância de cuidar do que está ao nosso alcance", destacou A professora Gisele.


O Professor Lenildo afirmou que as atividades de Educação Ambiental são de suma importância para a formação de crianças e adolescentes e no desenvolvimento de consciência e responsabilidade ambientais, acrescentando que, dessa forma, eles se tornam comunicadores e disseminadores da preocupação com o meio ambiente, uma vez que repassam as informações recebidas para suas casas e respectivas comunidades, e que vai agendar uma visita com os estudantes da cidade de Santana dos Garrotes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário