PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

quinta-feira, 31 de julho de 2014

A situação dos lixões se agrava cada dia mais

A situação dos lixões se agrava cada dia mais, vimos que nosso post sobre a lei da Política Nacional de Resíduos teve uma alta repercussão na página, mostrando o engajamento e preocupação de todos, e com a data para o cumprimento da lei se aproximando, a pressão sobre os chefes municipais aumenta e ao que tudo indica, eles não estão preparados para lidar com essa situação. Uma tragédia ocorreu essa semana na cidade de Catende, na região da mata sul pernambucana, duas meninas, uma de 1 ano e a outra de 7 anos, morreram após comer comida proveniente dos lixões.

No caso, a família das garotinhas pretendia alimentar as galinhas que criavam com a comida que trouxeram do aterro, mas por algum motivo que ainda não foi esclarecido, a comida foi preparada e servida para as crianças. Por essa e tantas outras razões, a implementação da lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos é de extrema importância. Além de promover a readequação das atividades industriais de destinação final de resíduos sólidos e o crescimento das atividades industriais de reciclagem, promove também a inclusão socioeconômica dos catadores de resíduos, organizados em cooperativas, que por sua vez terão prioridade na coleta seletiva.

A questão da gestão dos resíduos ainda é tratada como uma atividade de importância secundária por alguns governantes, e isso gera impacto em toda a população que sofre direta e indiretamente com essa situação.

A RWM Brasil quer fazer sua parte realizando no Brasil o evento que reúne profissionais da área dispostos a apresentar soluções que motivem e realizem a gestão integrada e eficiente desses resíduos, promovendo valores de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e consequentemente à população também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário