PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

terça-feira, 22 de julho de 2014

Águas de seis reservatórios serão liberadas para Rio Piancó, diz Aesa.

As comportas de seis reservatórios da Paraíba serão abertos nesta terça-feira (22) pela
Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), liberando uma vazão de 100 litros de água por segundo no leito do Rio Piancó.

A ação, segundo a Aesa, pretende garantir o abastecimento da população ribeirinha.

Os reservatórios que vão estar envolvidos na estratégia da Aesa são Poço Redondo, localizado na cidade Santana de Mangueira; Santa Inês, no município de mesmo nome; Vazante, em Diamante; Bruscas, em Curral Velho; Piranhas, em Ibiara; e Condado, em Conceição.
“Para garantir o melhor aproveitamento dessa água, estamos orientando irrigantes, pequenos agricultores e lideranças comunitárias na região do Vale do Piancó. Fizemos uma série de reuniões em diversas cidades e vamos oferecer um curso de capacitação para o uso racional de água na irrigação”, informou o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho.

De acordo com o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Chico Lopes, durante os encontros foi esclarecida a necessidade da retirada de todos os barramentos do rio Piancó, da limpeza do leito para facilitar a passagem da água, e da criação de um calendário com dias alternados para a irrigação.

“Também ressaltamos a proibição do uso de retroescavadeira para abertura de cacimbas no leito do rio e criamos um grupo de trabalho para impedir o desperdício. A equipe é formada por representantes da Agência Nacional das Águas, Aesa, Ministério Público da Paraíba, Polícia Militar e usuários de água das cidades de Santa Inês, Conceição, Itaporanga e Ibiara”, explicou.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário