PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

terça-feira, 20 de maio de 2014

Projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia distribui cheiro verde na escolas municipais de Santana dos Garrotes

A alimentação de boa qualidade é um direito de todos os seres humanos, e é entendida como condição básica para a vida, e na escola essa possibilidade se efetiva por meio da merenda escolar, direito garantido a todos os educandos de escolas públicas, e pensando na transversalização dos conteúdos partindo dos princípios propostos pela práticas a alimentares saudáveis, é um dos objetivos do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, implementado na Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo, diante do entendimento de que a escola tem um papel fundamental na formação e transformação dos hábitos alimentares dos educandos os quais tiveram a oportunidade de entenderem a importância de uma boa alimentação para a melhoria da saúde e consequentemente da vida,  compreendendo desde o plantio destes alimentos até o preparo e a gastronomia.

O Projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia em Santana dos Garrotes desenvolvido na Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo fez a distribuição de 'cheiro verde' às escolas do Município com o objetivo de cumprir as ações das políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional nas escolas municipais selecionadas para a implantação do projeto.

Com este projeto a escola busca promover a educação integral dos educandos, utilizando os recursos e conteúdos em torno do desenvolvimento da horta escolar e da gastronomia. Além disso, pretende cultivar nos alunos o compromisso com a alimentação saudável, adequada nutricionalmente, comprometida com a sustentabilidade e com a compreensão de toda a questão cultural que envolve a alimentação.


As atividades deste projeto envolvem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa. A Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo foi a primeira a implantar o projeto no município e já colhe os resultados. Tudo isto é a recompensa pelo empenho e dedicação de todos os envolvidos.

Com palestinaonline

Um comentário:

  1. Obrigado pela postagem sou coordenadora do projeto, na primeira escola a ser implantado o projeto foi o sinharinha, mas ainda será implantado em mais quatro escola, o projeto tem atenção a mudança de hábitos saudável e estimular o aluno a valorizar a agricultura com ações educativas. Contamos com uma equipe formada por a Nutricionista Nathalia, coordenadora pedagógica para trabalhar a parte da educação Maria da Saúde e a questão ambiental e horta Francimária Florentino de oua

    ResponderExcluir