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sábado, 29 de março de 2014

Saiba a real situação do lixo urbano de Itaporanga e o que a Prefeitura vem fazendo para conter o problema

A Prefeitura Municipal de Itaporanga está lançando edital de licitação destinado a completar as medidas administrativas que irão solucionar, pelo menos provisoriamente, a questão da coleta, transporte e deposição de seu lixo urbano.

O grave problema do lixo urbano de Itaporanga já se vem arrastando desde o ano de 2005, desde a gestão do ex-prefeito Antônio Porcino, quando, por iniciativa do Ministério Público Federal, foi proposta ação judicial visando a obrigar o Município a construir um aterro sanitário adequado para a deposição dos resíduos sólidos da cidade.

De acordo com a Prefeitura, o problema persistiu durante todos esses anos sem qualquer solução definitiva, o que se transpôs insolúvel, inclusive, pela gestão anterior do ex-prefeito Djacir Brasileiro.

Na atual gestão, a questão emergiu como uma bomba de efeito retardado, obrigando o Prefeito a adotar imediatas providências, sob rigorosa fiscalização por parte dos órgãos ambientais (SUDEMA e IBAMA), além de velada ameaça de prisão por desobediência a ordem judicial. Foi o conteúdo de recente notificação recebida do Juízo da 14ª Vara da Justiça Federal sediada na Cidade de Patos.

Diante da gravidade do problema, portanto, o Prefeito Audiberg Alves de Carvalho vislumbrou de pronto a possibilidade de contratar aterro sanitário regularmente licenciado pelos órgãos de controle ambiental, medida esta adotada no início do mês de março do corrente ano. Logo, visando a viabilizar o transporte do lixo para o referido aterro sanitário, a administração, após análise técnica e econômica da despesa, chegou a concluir pela viabilidade de terceirizar em parte o transporte dos resíduos sólidos para o Município de Piancó, o que vem sendo feito, emergencialmente, por meio de mais dois caminhões compactadores, locados à empresa EMLURPE, a um custo de R$ 13.000,00/mês cada um.

Paralelamente, a Prefeitura está lançando edital de convocação para realização de certame licitatório, na busca de colher o melhor preço para os serviços de coleta e transporte do lixo até o mencionado aterro sanitário, o que se espera estar concluído dentro de 45 dias, no máximo.

Para esclarecimento público, também, informou o Prefeito Audiberg que o custo total mensal desta operação deverá situar-se em torno de R$ 130 mil, neste valor incluindo-se o aluguel do aterro sanitário, o transporte e a coleta (terceirizada) do lixo urbano, resolvendo-se, de uma vez por todas, o tão cruciante e incômodo problema, até que seja possível ao Município encontrar solução definitiva, construindo seu próprio aterro sanitário ou o fazendo mediante consórcio de municípios.


A Prefeitura esclareceu, ainda, que os custos totais previstos com a referida operação deverão situar-se bem abaixo do valor mensal ora despendido pela Prefeitura, que, segundo levantamentos feitos pela Contabilidade Municipal, estão por volta de R$ 220 mil/mês, incluindo-se aluguel do espaço físico (Lixão) no sítio São Pedro, transporte e coleta feitos por administração direta, inclusive despesas totais com pessoal e encargos sociais vinculados à atividade de limpeza pública, prevendo-se, dessa forma, uma economia no custo total do serviço, da ordem de R$ 90 mil/mês.

Fonte: Assessoria

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