PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

terça-feira, 22 de abril de 2014

Muda de Pau Brasil completa 14 anos; professor plantou no dia em que o Brasil completou 500 anos do seu descobrimento.

Ainda hoje, a data de 22 de abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras.

Há exatamente 14 anos, o professor de geografia, Plínio de Sousa Mangueira, que leciona há 34 anos na rede pública de ensino, plantou uma muda de Pau Brasil, na Escola Francisco de Oliveira Braga, no centro da cidade de Santana de Mangueira, que segundo ele, servia como forma de simbolizar os 500 anos do descobrimento do Brasil, que aconteceu em 1500.

Aos 54 anos de vida, o professor santanense disse ter plantado a muda, com todo o carinho e amor que tem pela pátria, ali deixando como adubo, tudo aquilo que adquiriu de bom no decorrer da sua vida.

Hoje, o professor reconhece que ao plantar coisas boas, seja com grandes ou pequenos gestos, elas sempre irão lhe surpreender com o melhor que a vida tem a oferecer e o dinheiro não compra: a felicidade.

“Surpreendo-me ao visitar esta árvore tão linda e cheia de vida, aqui ela estará para várias gerações, e todos saberão quem plantou: um brasileiro, cheio de esperança e fé, em um dia ver a história de seu país ser proliferada por milhares de anos”, comentou o professor.

A presença de pau-brasil na Mata Atlântica era muito grande até o século XVI. Porém, com a chegada dos portugueses ao Brasil teve inicio a extração predatória da árvore. Os portugueses extraíam a madeira para vender no mercado europeu. A madeira era transformada em móveis, enquanto o extrato era usado na produção de corante vermelho.

Atualmente, é baixa a presença de pau-brasil na Mata Atlântica. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta árvore.
A arvore plantada pelo professor Plínio de Sousa, tem seu dia nacional comemorado a cada 3 de maio.


Fonte: DiamanteOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário