PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

PRESERVE O MEIO AMBIÊNTE

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mensagem de Ano Novo Prefeita Flávia Galdino

Queridos amigos piancoense,  em nome de toda administração, em meu nome, Flávia Galdino, eu quero desejar a todos você um Feliz Ano Novo. Que esse ano de 2012, seja um ano de muitas realizações, que todos os projetos que cada uma das famílias de Piancó tem no coração possam se realizar e que nós aqui, nesta administração participativa, administração popular, administração de direito de todos os cidadãos, tratando todos com igualdade, estaremos juntos, para realizar junto com você, o sonho de dias melhores, sonho de uma saúde cada vez melhor, o sonho de uma educação integral e muitos outros. Nós queremos junto fazer os melhores amigos.

Lembramos que Piancó tem mostrado o seu potencial. Em cada rua que nós passamos, nós vemos construções acontecendo porque o povo acredita em Piancó. Nós teremos em 2012 um ano de muitos investimentos, onde todas as famílias terão a oportunidade ter uma vida mais digna e melhor. Como gestora desse município, procurei sempre trabalhar para o desenvolvimento da nossa terra, sabemos do compromisso sério que temos com o nosso povo, peço a Deus para fazer muito mais e peço também a Deus saúde para todos, paz no coração de cada um, desejo um ano de 2012 produtivo para toda a população e dizer que estamos sempre juntos para que possamos melhorar  a cada dia.

Queremos acreditar que todas as reformas políticas e administrativas que estamos fazendo em Piancó, concretizará uma nova história. Uma história de democracia, onde todos participam. Eu quero neste momento agradecer a todas as pessoas que tem colaborado, contribuído para colocar este cidade em ordem.  Quero agradecer, em especial, a toda minha equipe de governo, aos meus secretários, aos funcionários públicos que tem se desdobrados, que tem feito o melhor para atender a comunidade e cumprir as políticas públicas.

Quero agradecer, em especial, a Deus que tem abençoado esta administração e feito com Suas mãos poderosas o melhor para Piancó. Aqui agradeço a todos os pastores, o nosso sacerdote, por todas as orações dedicadas às autoridades deste município; à Câmara de Vereadores pelo trabalho feito. Faça o melhor para você e você estará fazendo o melhor para Piancó. Um Feliz Ano Novo e que Deus possa abençoar toda a sua família. “Muito Obrigada”.

Prefeita Flávia Galdino

sábado, 24 de dezembro de 2011

Comunidade Saboeiro e santa Cruz realizam confrartenização 2011


Durante 13 anos seguidos a Associação do Saboeiro, Santa Cruz faziam a festa de confraternização do Natal. Reuniam para refletir e comemorar,compartilhar experiências, momentos felizes vividos juntos na jornada, desafios aceitos e vitórias conquistadas ao longo de mais um ano. A Festa deixou de realizar nos anos de 2008, 2009,2010, no espírito fraterno este ano de 2011, foi resgatado para ser renovado o sentimento de união e paz e festejar o nascimento do menino Jesus, com música ao vivo, o show ficou por conta de J. Cláudio, que emocionou e trouxe alegria e muito forró.
Esta é a grande magia que existe no confraternizar, na zona rural, todos são companheiros de luta, amigos, irmãos. Uma grande e bonita família conquistada no campo de batalha da vida. São guerreiros que agora se juntam numa grande celebração da vida, apoiado pelos filhos do saudoso Antonio Remígio, foi exatamente no pátio da casa do velho Zeca Remígio, onde hoje, reside, Remígio Neto, filho de Remígio Júnior. No abraço dado, no carinho compartilhado, no sorriso estampado no rosto de cada um que no dia a dia acorda nas primeiras horas da manhã para realizar as atividades do campo, a começar da tirada do leite da vaga, a dona de casa que acende o fogão de lenha para fazer o café da manhã, todos dispostos a plantar um futuro melhor, assim era os convidados da festa. Remigio Júnior disse que esta festa é um agradecimento a Jesus, pelo que conseguiram durante todo o ano.
A festa teve som, bebida, comida, alegria, harmonia, felicidade, foi exatamente o tempo de agradecer pelo que se pôde plantar, de saber que os frutos virão com certeza, porque as sementes caíram em terra fértil, na terra da esperança por dias melhores para todos.
Houve a realização de um bingo de um aparelho de celular, ventilador e um rádio. Remígio Júnior subiu ao palco fazendo uma dobradinha com J.Claudio cantando para todos os presentes como forma de desejar o melhor e de saber que cada um que se abraçou na grande festa  teve o seu papel fundamental para que chegássemos até aqui.

 Valeu cada esforço, cada envolvimento, cada minuto a mais para ver o dever cumprido e, acima de tudo, valeu contar com cada um na construção dos nossos sonhos. Um reencontro das pessoas dos sítios Saboeiro, Santa Cruz, uma união de amigos, um reencontro de família, Remígio Júnior, Remígio Neto, Javé, Jânio, Raíssa, Dona lega, Krol, Cristiane e Karina todos comemoraram, agradeceram, compartilharam, confraternizaram.Feliz Natal!
Feliz 2012 com certeza!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Prefeitura de Piancó paga o 13º salário de todos os servidores

Nesta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Piancó está pagando aos funcionários comissionados e efetivos o 13º salário, que promete fomentar a economia local, tendo em vista as festividades de fim de ano. O pagamento regularizado valoriza o funcionalismo e tem reflexos diretos na cadeia produtiva da cidade.
Pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura de Piancó fecha o ano com o pagamento do salário de todos os servidores em dia, desde que assumiu o cargo, a Prefeita Flávia Galdino tem mantido esse compromisso. Todos os funcionários serão diretamente beneficiados, mas a sociedade como um todo sentirá os reflexos na economia, já que o pagamento deve aquecer o comércio local. O pagamento em dia tem possibilitado que os servidores também possam firmar seus compromissos sem prejuízos de datas no comercio local.
Para a prefeita Flávia Galdino é uma satisfação poder cumprir a risca, os compromissos: “enquanto boas partes dos municípios brasileiros estão com dificuldades com o pagamento de servidores, nós fizemos nossas economias ao longo do ano”, disse. “Isso possibilita que os nossos servidores possam ter um Natal e final de ano mais tranqüilo, com alegria e mesa farta”, destacou.

A determinação da prefeita é clara: manter o pagamento dos salários em dia, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida do funcionário público. “Com a ajuda de todos os servidores e apoio dos nossos secretários que entenderam as prioridades da nossa gestão, realizamos ao longo deste ano um trabalho sério, comprometido e estritamente técnico para manter o pagamento dos salários e, garantindo por outro lado os investimentos públicos que a sociedade tanto necessita”, finalizou a prefeita.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mensagem Prefeita Flávia Galdino

É Natal, tempo em que festejamos o nascimento do senhor Jesus, época muito especial para nós cristãos. Queremos desejar a cada um dos filhos e filhas de Piancó, muita paz, saúde, prosperidade e principalmente muita garra e força para que juntos possamos vencer todos os obstáculos que a vida por ventura venha a nos impor.

O fim de ano também nos põe a refletir sobre a nossa atuação frente ao poder executivo municipal, que foi concedido por cada um e é para todos que trabalhamos. Temos a certeza de que muito já foi feito, mas também de que ainda temos muito a fazer para construir uma Piancó cada vez melhor. Natal também é tempo de pedir a Deus pelo fortalecimento das famílias, fundamental para que o mundo seja melhor e mais justo.

Oramos a Deus que do alto da sua bondade nos permita realizar em 2012, um trabalho cada vez melhor, em favor de todos, principalmente daqueles que mais necessitam dos serviços e das ações do poder público, com muita força, coragem, união, responsabilidade e principalmente senso de justiça.
Natal é tempo...
De dar um toque na vida com as cores da esperança,
Da fé, da paz e do amor.

Que o Natal seja uma oportunidade para renovar;
A paciência para as dificuldades;
A tolerância para as diferenças;
A benevolência para os equívocos;
A misericórdia para os erros;
O perdão para as ofensas;

É tempo de renovação da fé, da esperança, do amor e do nosso propósito de sermos melhores. O momento é propício para agradecer a todos que acreditaram em nosso trabalho e apóiam a nossa gestão.


Existe muito mais para o Natal, do que luz de vela e alegria;
Existe a amizade que brilha, a bondade, a esperança renascida, a paz e o entendimento.

E, a melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.A todos os filhos de Piancó, nascidos nesta amada terra ou por ela adotados, desejo um Feliz natal e Um Ano Novo de muitas realizações e conquistas.

São os sinceros votos da sua prefeita, Flávia Galdino

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mobilização pela retomada das obras da transposição e inclusão do Rio Piancó

Em alguns lotes, as obras da transposição pararam. Por quê? Falta de dinheiro? A transposição deixou de ser prioridade? E agora, o que fazer? E o rio Piancó, não será incluído nesse projeto de transposição? Por que tanto silêncio? O Rio Piancó, vai ou não vai receber águas do velho “Chico”?

Como reação à paralisação dessas obras e ao silêncio sepulcral sobre a inclusão do Rio Piancó no projeto de transposição, será realizada uma grande mobilização popular visando chamar a atenção do governo federal para essas duas situações.

Chegou a hora do povo cobrar, exigir  do governo federal agilidade na execução desse projeto tão salutar para a região do semi-árido nordestino,de modo bem particular,para nossa Paraíba.

O povo sofrido do vale do Piancó quer que o Rio Piancó seja incluído, de qualquer forma, nesse projeto de transposição.

Nessa mobilização popular, o povo do vale do Piancó vai gritar clamar, para que o sonho de receber águas do rio São Francisco, através do Rio Piancó, torne-se uma realidade concreta e existencial.

DATA: 13 DE DEZEMBRO (terça-feira)
LOCAL: À BEIRA DO RIO PIANCÓ, EM BOAVENTURA-PB
HORA: 09h00 DA MANHÃ
Fone (83) 8779-2218
Pedra Branca/PB, 05 de novembro de 2011
Padre Djacy Brasileiro, no Vale do Piancó.

Piancó: quem vai cuidar do nosso rio?

Falo do rio que passa em nossa cidade que tem o seu nascedouro em Conceição do Piancó e por isso mesmo é denominado Rio Piancó. Suas águas são perenes dia e noite durante anos e mais anos percorrendo essa vasta região sertaneja, localiza-se a margem direita de nossa urbe. Quantas vezes nos esquecemos desse rio; fonte que enriquece nosso torrão natal carregando em seu leito o precioso líquido que necessitamos para sobreviver.

Minha infância e grande parte da minha adolescência foram vividas na casa de meus pais que moravam a Rua Cel. José Fernandes número 441, (hoje prédio da Malharia Simples), logradouro público conhecido por rua do rio, justamente por margear a passagem das águas cristalinas no leito do rio que só transbordava saindo de seu limite, em épocas invernosas quando o açude Coremas/Mãe d’água sangra; aí sim, essas águas agora turvas adentravam e adentram ao muro das casas dos moradores ribeirinhos.

Que tempo bom! Uma época que não se ouvia nem falar na palavra poluição, aliás, ninguém sabia nem o que era isso. Não havia saneamento básico para o precioso líquido chegar as nossas torneiras, à água era transportada em ancoretas nos lombos dos jegues pelos aguadeiros de plantão. Éramos abençoados, pois apesar do modo precário como a água chegava às residências, se tinha como caso raro o registro de alguma doença por causa do precioso líquido.

Como se não bastasse, a perenidade do rio Piancó proporcionava as mulheres de famílias humildes se dedicarem ao ofício de lavar roupa. Era ganho pão que elas tinham para o seu sustento e de seus filhos. A despeito da espuma produzida pelo sabão na esfrega da roupa para deixa-la toda limpinha, bolhas se formavam na superfície do líquido inodoro e logo desapareciam na correnteza da água.


Hoje muita coisa mudou com a evolução do tempo. No entanto, nosso rio, não tem recebido atenção especial que merece quanto aos cuidados ecológicos relativos a tudo que o cerca e que deve ser preservado para o nosso bem. Infelizmente nosso rio está poluído!

Quem conheceu anteriormente a região que fica por trás do antigo Grande Hotel - (hoje Shopping de produtos importados), vai notar a diferença que existe naquela área para o que era acerca de trinta a quarenta anos atrás. Dejetos e outros elementos poluentes tem desgraçado o local a ponto de transeuntes não passarem mais ali e nem tão pouco ter a serventia de balneário público, como era em tempos passados.


Sete esgotos distribuídos em diversos pontos da cidade têm transferidos para o rio milhares de metros cúbicos de resíduos. A população e seguimentos da sociedade têm feito manifestações quase que anualmente no sentido de que todos encampem essa luta buscando solução para o problema que se arrasta há anos sem fio.

Mudança sucessiva no perfil do rio tem ocorrido também em face da ação predatória do homem ao exercer suas atividades agrícolas, ações essas diretamente ligadas à criação de gado e também no uso indiscriminado de defensivos agrícolas, este último com menos intensidade. É preciso também notar as mudanças que ocorrem no curso do rio inerentes da própria natureza, quando das enchentes em tempos de invernos caudalosos provocando erosões.

Espera-se que num futuro que não está tão longe, o nosso rio Piancó tenha finalmente as suas águas despoluídas, pois uma obra gigantesca no valor de dezoito milhões está sendo executada na cidade, agregando um número considerável de pombalenses na execução dos serviços do esgotamento sanitário, contratados pela firma executora. Tudo isso, graças ao empenho e a desenvoltura administrativa da Prefeita Yasnaia Pollyanna (PT), que entregou em mãos ao Presidente Lula, o Projeto do Esgotamento Sanitário da cidade de Pombal e prontamente foi atendida.

Com o término da obra, o rio Piancó na área que abrange Pombal, terá eliminado para sempre os dejetos e outros elementos poluentes, fazendo com que o nosso principal manancial seja reservado tão somente às águas pluviais.

Certa vez, feliz e divinamente inspirado o engenheiro civil e escritor pombalense, Paulo Abrantes de Oliveira, fez essa belíssima narração sobre Rio Piancó:

“Difícil eleger o lugar do rio que é mais bonito. De norte a sul de Pombal, insinua-se uma margem cativante, cheia de atrações a ser descoberta - a cor prateada do rio, a delicadeza das suas correntezas, um cenário de lindas ingazeiras que se debruçam querendo beijar suas águas, a vegetação típica surgindo entre as pedras entremeando-as de mandacarus... Tão repousante é essa visão que mesmo aqueles que dispensam um bom mergulho ou querem distância das pedras, se rendem ao chamado do rio. Por todas essas razões, ter sonhos tomando banhos no rio de Pombal, é coisa de muitos filhos da terra. Sonhos que podem assumir vários contornos, o de construir uma casa rústica á beira-do-rio e, quem sabe planejar seu futuro refúgio na terra em que nasceu”.

Clemildo Brunet é radilaista, blogueiro e colunita.
brunetco@hotmail.com
www.twitter.com/clemildobrunet
http://www.facebook.com/clemildo.brunetdesa
www.clemildo-brunet.blogspot.com

Filantrópicas podem firmar parceria para captar doações em contas de água e luz

As entidades filantrópicas reconhecidas como de utilidade pública já podem firmar parceria com a Distribuidora de Energia S/A (Energisa) e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) com o objetivo de captar recursos em forma de doações automáticas, a partir das contas de luz ou de água dos clientes que autorizarem esse desconto mensal.

A lei que prevê a parceria (nº 9.534), de autoria do deputado estadual Janduhy Carneiro, foi sancionada pelo governador Ricardo Coutinho e publicada na edição dessa quinta-feira (1º), no Diário Oficial do Estado, que só circulou nesta sexta (2). A condição básica para firmar a parceria é que a entidade não tenha fins lucrativos, esteja em plena funcionalidade e tenha o reconhecimento de utilidade pública estadual. Os contratos serão firmados com a Cagepa e a Energisa.

Com base em suas responsabilidades sociais, as duas empresas firmarão parceria mediante pedido de entidade credenciada, repassando-lhe mensalmente 95% das doações arrecadadas e retendo 5% para cobertura de despesas operacionais.

Inscrições para 1.040 vagas de professor estadual terminam dia 11

Encerram-se no dia 11 deste mês as inscrições para o concurso público do Magistério Estadual, no qual estão sendo oferecidas 1.040 vagas para o cargo de professor de educação básica 3. As inscrições são realizadas exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.faperp.org.br. A remuneração inicial para o cargo de professor é de R$ 1.111,40, com carga horária de 30 horas semanais.

Por meio dos links referentes ao processo, o candidato deve preencher a ficha de inscrição, transmitir os dados pela internet, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento, no valor de R$ 70, até o dia 12 deste mês, em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas. Estão sendo oferecidas vagas para 178 municípios.

Disciplinas
As 1.040 vagas estão assim distribuídas: matemática (303), língua portuguesa (282), língua inglesa (96), artes (27), história (52), geografia (52), biologia (57), química (43), física (59), e educação física 69 vagas. O pré-requisito é comprovar licenciatura plena nas referidas disciplinas.

Avaliação
O concurso terá duas fases: provas objetivas e avaliação de títulos. As provas, com duração de três horas, terão como conteúdo a legislação básica, as orientações curriculares, os conhecimentos pedagógicos, a língua portuguesa e os fundamentos da educação/prática docente.

As provas objetivas estão previstas para o dia 8 de janeiro de 2012. A avaliação de títulos tem caráter classificatório e, portanto, não elimina do concurso os candidatos que não apresentarem títulos. O concurso público terá validade de seis meses, prorrogável uma vez por igual período, a critério da administração pública estadual.

Edital
O edital do concurso público foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 28 de outubro. O texto está disponível também nos endereços eletrônicos http://www.paraiba.pb.gov.br e http://www.paraiba.pb.gov.br/educacao.

O concurso vai ser realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto (Faperp). O regime jurídico para os candidatos classificados no concurso será o estatutário, de acordo com as normas estabelecidas no Estatuto do Servidor Público do Estado da Paraíba.

Secom-PB

O prefeito Tyrone e seus palhaços amestrados no picadeiro da câmara


O circo chegou!

O prefeito Tyrone conseguiu nesse ano que passou o seu objetivo. Transformou os vereadores numa trupe de palhaços. Os palhacinhos amestrados de Fábio Tyrone. Tal qual nos grandes espetáculos de circo, todos eles foram se revezando no picadeiro da Câmara, cada um mais engraçado que o outro.

Quando falo em todos estou incluindo também os três da oposição. Se bem que esses ficariam melhor no papel de macaquinhos amestrados. Nada viram, nada ouviram, nada falaram. Tenho minhas dúvidas se por trás dessa performance não estão alguns empreguinhos para amigos e parentes que sobraram por baixo do pano, ou melhor, por baixo da lona.
Abstinência após sentir
prazer com a minha genitália

Antes, para disfarçar, reverberaram algumas denúncias que eu fazia. Mas deixavam transparecer que era trabalho deles. Uma injusta e indébita apropriação do trabalho alheio por quem recebia muito bem para fazê-lo e ainda tinha um monte de assessores para ajudá-los.

Como os proibi de sentir prazer com minha genitália, calaram-se. Preferiram a abstinência a reconhecer a paternidade do meu trabalho. Mas no fundo, no fundo, acho é que se sentiram aliviados por calar. Isso podia gerar mais créditos junto ao poder.

Seria injusto concentrar minhas críticas nos vereadores de oposição. Na verdade os bem treinados palhacinhos fizeram tudo o que o prefeito quis ou mandou. Sob a lona da moral apresentaram um bem sincronizado espetáculo de falta de vergonha na cara. Difícil definir qual o pior.
Uma palhaçada suspeita 

Teve poucas sessões memoráveis. A temporada foi fraca. Mais uma se destacou: a em que me declararam Persona non Grata. Uma honraria que tinha como objetivo desviar a suspeição que pairava sobre o mecenas eleitoral Jucélio das Parabólicas para cima de mim.

Uma ridícula tentativa de legislar sobre matéria pertinente aos inquéritos policiais. Felizmente brecada pela Justiça, que indiciou foi mesmo o empresário, juntamente com uma empregada sua e o seu segurança. Gente que nem conheço pessoalmente. Felizmente.

Ainda não me entregaram meu título. E eu preciso dele. Como candidato a vereador vou usá-lo na campanha como prova de que sou sério. Será como um verdadeiro atestado de bons antecedentes. Não pode existir prova maior de seriedade do que ser rejeitado por essa cambada de vereadores.

Quero o meu título. Vou cobrá-lo, nem que seja na Justiça.
Emendas de gente que não se emenda

Mas o espetáculo da aprovação do orçamento também foi memorável. Embora com um desfecho previsível, criou alguma expectativa e muito barulho. Pudera, foram ajudados pela turma da vuvuzela.

A verdade é que demagogicamente os vereadores de oposição relacionaram algumas obras, chutaram um valor para elas, já que nenhuma tinha projeto, e apresentaram sob o nome de emendas. O circo estava armado! Nunca o picadeiro esteve tão animado! Deu muito IBOPE na mídia!
O circo já se foi

Mas o número final parece que deixou a todos cansados. Entraram em recesso logo depois. Descansarão até depois do Carnaval. Afinal trabalharam cerca de sessenta horas no ano passado. Isso mesmo, cerca de trinta sessões de duas horas cada. E ainda tem gente que acha que ganham muito. Pura inveja! Ufa!

Depois de tanto esforço, merecem o prolongado descanso. Se bem que a maioria não descansará. Terão que continuar a tocar suas empresas. As obras da prefeitura não podem parar. Além disso, é ano de eleição. Precisam faturar. Quanto mais melhor. Um mandato está custando caro nos dias de hoje. Não está fácil de comprar!
"Fala palhaço! Palhação! Mané! Manezão!"

Comecei essa matéria empolgado. Chamando os vereadores de palhaços achei que amenizaria minha indignação. Enganei-me. Ao final fui percebendo que o palhaço na realidade era eu. Eu e você, caro leitor. Você aí também! Não adianta se esconder! Todos nós! Os palhaços somos nós que sustentamos todos esses artistas. Que nada fazem além de defender seus interesses pessoais.

Depois de concluir isso, fui até o espelho e gritei "Fala palhaço! Palhação! Mané! Manezão!" Não adiantou nada! Fiquei com mais raiva ainda!

Fonte: BlogdoPerisse